Carranca OnLine - Sua melhor opção na Internet
     Home     Nossa Empresa     Sites Parceiros     Contato     Cadastre-se!     Mapa do Site 



           Visitantes Online                   

    

Busca interna no site       

 




Seções


Ana Campello
 

Clique sobre a foto para ampliar
Clique para ampliar
 

Ana Campello
Enviado por: Webmaster


Não importa o tamanho do problema, tem solução


Ana Campello

 

"Vigie seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras,

Vigie suas palavras, porque elas se tornarão atos,

Vigie seus atos, porque eles se tornarão hábitos,

Vigie seus hábitos, porque eles se tornarão seu caráter,

Vigie seu caráter, porque ele regerá seu destino."

( desconheço o autor)

O encadeamento adequado na formação de uma personalidade  constrói um perfil com habilidades de reger seu destino.  Acredito que, "educando as crianças, não será preciso castigar os homens".  Acredito que  "somente os princípios salvam" uma personalidade. Vivemos num mundo conturbado, com fartas desonestidades, imensas injustiças, em suma, uma realidade de caos urbano. As personalidades já formadas, com grande número delas sem boa formação de caráter, com pouca ou nenhuma educação, estão carregando a si próprias como fardos, sem preparo, causando danos a si e a terceiros.

Na matéria do mês passado, agosto, abordei a temática sobre os porquês de ser contra a liberação das drogas. Na matéria deste mês, quero constatar meu projeto, luto para que vire lei, projeto este que tem uma via de praticidade mais comprovada do que tudo o mais que se pensa em fazer em relação as drogas, tráficos e prostituições infanto-juvenis. Projeto este que poderá oferecer melhoras e/ou até soluções mais adequadas para a diminuição do contingente de usuários , bem como do número de crianças  que embarcam na prostituição e, até, na gravidez precoce. Não sou simplista a ponto de crer que tudo se resolve de forma rápida e fácil, mas creio na praticidade. Acredito sim que este projeto mobilizará forças do poder político, começando pela aprovação , até os custos extras que os cofres públicos passarão a ter. A partir da introdução do projeto como lei, não mais poderá ser descartado. Será para todo o sempre, como são os professores na vida dos alunos. Embora o projeto não seja simplista, também não é inviável a ponto de ser colocado no arquivo morto das causas impossíveis.
O projeto, que merece virar lei, é de passar a ser obrigatório ter psicólogos clínicos em todas as escolas da rede pública e particulares. Da mesma forma como cada turma tem seu professor, também terá seu psicólogo clínico. Assim, todos os dias, uma hora do tempo aula, o psicólogo trabalharia TODAS as crianças da turma, com dinâmicas apropriadas na formação de valores humanos, cidadania e bom caráter. Os perfis negativos, de algumas crianças, não serão ressaltados, mas trabalhados em conjunto com as demais. Todo trabalho seria voltado a condição de formação de valores( repito). Todas as crianças passariam por estas aulas, diariamente (aula, se assim posso chamar), para melhor ajustamento, para que este hábito escolar não fosse elevado a categoria de preconceito . As crianças que já tivessem uma família atuante, praticante dos bons costumes, somaria valores em sua formação. Em compensação, as mais desprovidas de recursos humanos, pois mães trabalham fora e elas ficam a deriva, pais abandonam o lar ou então, são presas de alcoolismo ou outras drogas, seriam beneficiadas e não se  sentiriam diferentes , estigmatizadas por não terem chances em apreender coisas boas que a ajudem a se tornarem seres humanos melhores.

A palavra "tratamento" cria barreiras em nossa cultura, pois quem trata com psicólogo é tido como maluco. Daí o uso mais adequado das palavras: "aulas de valores humanos". O que merece ser alcançado é a formação de caráter adequado desta futura geração. A idade apropriada para o início deste projeto é 5 (cinco) anos de idade. Começa aos 5 e vai até o término do ensino médio. Aumenta a minha confiança, e acredito que a de vocês, leitores, também, é que estes adolescentes, tendo sido formados por quem de direito sabe como fazer para formação  adequada de uma personalidade, haverão de ser adolescentes mais confiantes, respeitáveis, preparados para se tornarem formadores de opiniões, mais individualizados (diferente de individualistas) e capazes de viverem no coletivo sem serem infratores, mas contribuintes. Serão capazes de ver a diferença entre papéis que se desempenha e a individualidade, o que facilitará compreender porque seus pais não souberam levar a bom termo suas formações. Afinal, desempenhar bem o papel de um pai, tem que se tornar um indivíduo capaz de reconhecer as necessidades do próximo através das  suas necessidades . A ética é a representação de uma ajustada individualidade e isto gente,se aprende . Com ética, a participação ativa é em prol da sociedade, pois ele passa a entender que ele faz parte da grande teia universal, daí a sua importância.

Estas personalidades assim conduzidas, com valores apropriados ao bom desenvolvimento pessoal, fortalecerão a auto-estima, se respeitarão como seres independentes, a pobreza não precisará ser vista com indignação e, dessa feita, menos possibilidades de entrarem nas drogas , ou no crime, ou na prostituição, serão bem maiores. LUGAR DO PSICÓLOGO CLÍNICO É NAS ESCOLAS.
Enquanto o MEC, os políticos, a maioria do povo, não absorverem esta verdade, mais  se fortalecerá o tráfico, a  desordem estudantil e o despreparo dos professores. Sim, os professores também serão beneficiados, pois eles fariam dinâmicas de capacitação (aqui, dentro deste projeto, não caberia trabalhar problemáticas particulares de cada professor ), mas sim prepará-los para lidarem com as diferenças.
Quiçá esta idéia entre em moda. Que nossos políticos enxerguem a juventude do amanhã  com um perfil de altruismo, de saúde e de capacidade de atuarem como verdadeiros cidadãos. Caso contrário, nossos jovens  adoecerão e reagirão ao meio através de revoltas abertas. Lembrem-se: consertar leva mais tempo e sai muito mais caro para a Nação do que a prevenção.

Os jovens de hoje, já enquadrados e encarcerados no dilema em que vivem , com seus familiares, passam por sérias dificuldades de se recuperarem. Muitos até por não se interessarem em fazer tratamento. A família se desmorona. Mexer no que já está estragado é muito mais difícil. Vamos nos organizar para o amanhã. Torno a dizer: psicologia não é uma ameaça em que as pessoas não querem se permitir ao uso, por temerem ser vistas como malucas. Psicologia é PREVENÇÃO. Todas as crianças, a partir dos 5 anos, mereceriam fazer uso dela , da mesma forma que fazem uso da matemática, do portugues, do inglês, da história, etc...

NÃO PRECISA LEGALIZAR DROGAS.

NÃO PRECISA LUTAR PELO EXTERMÍNIO DO TRÁFICO (ISSO NUNCA VAI ACONTECER).

Agora, podemos mudar a CONDUTA  que os jovens das próximas décadas venham a ter, se atuarmos eficazmente na FORMAÇÃO deles , AGORA, em criança.

 

Só diz sim as drogas quem não tem boa formação de caráter, valores adequados. Isto se aprende.

QUAL PROFISSIONAL É PREPARADO PARA ISSO?

- O PSICÓLOGO CLÍNICO.

E POR QUE ELE NÃO ESTÁ ATUANDO NO LUGAR CERTO PARA IMPEDIR TRANSTORNOS  FAMILIARES E SOCIAIS? SÓ DEUS SABE A RESPOSTA?NÃO. NÓS SABEMOS! É que fazer a coisa certa incomoda aqueles que querem manter os resultados correntes, pois lucram benefícios próprios com isto. Se nada sai do lugar pra melhor, não tem novas exigências , novos acordos, novas direções, então, quem ganha passa a ganhar muito mais e quem perde se desgraça ainda mais. É assim que o mundo anda.

Essas mentes passarão a melhor se levarem, aprenderão a se posicionarem frente ao errado e passarão a ter governantes merecidos. Esta é uma batalha que merece ser vencida (que tal votos de referendo?). Muitas assinaturas fazem uma idéia virar lei. Vamos ajudar aqueles que vem atrás, pois eles merecem boas chances, excelentes condições e oportunidades para virem a ser aquilo que almejam , pois é  um direito. Já imaginaram como todos os psicólogos ficarão felizes por conseguirem formar bons cidadãos? Pessoas capazes de revelarem o seu melhor?! Gente, isso é tudo!!!

"Vigie seu caráter porque ele regerá seu futuro."

Eu digo: vigie a formação das crianças, no lugar certo (escolas),na hora certa ( tempo aula a partir dos 5 anos), com o profissional certo (psicólogos clínicos) e elas não só regerão seus destinos, como também se tornarão um orgulho para a Nação.

Posso ser sonhadora, mas meus sonhos  são humanamente possíveis. Eles podem é não interessar àqueles que tiram vantagem sobre as desgraças alheias. Mudemos o futuro, já que estragaram nosso presente.

 

Carinho procês!

 

Ana Campello é Psicóloga e escritora - e-mail: ana-campello@hotmail.com
Enviar Comentário sobre a Matéria      Ler Comentários (0)      Envie para um amigo


 


Últimos Artigos


Não importa o tamanho do problema, tem solução
Destino vs Atitude
O melhor lugar do mundo...
A palavra com seus significados
Onda de invasões às residências







Postar Colaboração











   
Copyright©2007 - Todos os direitos reservados - Carranca Produções, Web & Design
Rua Tamiarana, 174 / 102 - Higienópolis - CEP 21051-060 - Rio de Janeiro - RJ
contato@jornalcarranca.com.br